(31) 3891-0817

Os alérgenos alimentares e suas implicações: Leite

 

A alergia alimentar é um problema recorrente no mundo e que afeta crianças, jovens e adultos. Trata-se de uma reação desproporcional do sistema imunológico a certos tipos de alimentos. O organismo passa a “perceber” determinados tipos de nutrientes como algo prejudicial, de forma a tentar erradicar o “corpo estranho”. Geralmente, esta reação é imediata, embora também possa ocorrer a longo prazo.

Incrível - Brasil desenvolve seu primeiro algodão transgênico de fibra longa

 O Brasil está fazendo valer a sua condição de grande produtor de transgênicos no mundo, juntamente com os Estados Unidos e Argentina, por conta de uma nova descoberta: Trata-se do algodão geneticamente modificado, de fibra longa e com resistência diferenciada em relação ao comum.

Tais características representam uma vitória para a indústria têxtil, que está na expectativa para o uso deste produto na fabricação de tecidos mais refinados em um futuro próximo.

Transgênicos aprovados no Brasil

O Brasil está entre os três principais produtores de transgênicos no mundo. E com o objetivo de organizar melhor as informações relacionadas ao tema, o CIB (Conselho de Informações sobre Biotecnologia) publicou recentemente um banco de dados completo sobre os Organismos Geneticamente Modificados liberados no país.

As informações estão divididas em categorias que informam se os produtos são para o plantio, consumo humano ou animal. Há ainda um comparativo com os transgênicos que já estão sendo utilizados em outros países. Dentre os produtos organizados no banco de dado, constam, por exemplo, uma grande variedade de tipos de feijão, milho, algodão, soja, dentre outros.

Transgênicos: Diminuindo impactos ambientais e sociais

Os primeiros estudos científicos para a descoberta dos transgênicos começaram nos anos 1950, através dos experimentos com DNAs. Já o início dos anos 1990 foram marcados pelo cultivo e comercialização das primeiras plantas geneticamente modificadas, o que revolucionou o mundo. Atualmente, o planeta possui mais de 180 milhões de hectares de áreas plantadas com estes produtos, em mais de 25 países, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil.

Os alérgenos alimentares e suas implicações: Ovo

 

As reações alérgicas desencadeadas logo após a ingestão de determinados tipos de alimentos, estão diretamente relacionadas ao sistema imunológico de humanos e também de animais, que passa a “estranhar” estes “corpos estranhos”, tecnicamente denominados de alérgenos. Tal situação, que podemos considerar uma patologia, vem sendo motivo de muitos atendimentos médicos especializados em todo o mundo.

O Panorama da produção de transgênicos no Brasil

As sementes geneticamente modificadas vem proporcionando uma revolução na produção de alimentos no mundo e no Brasil, logicamente não é diferente. Nosso país já se tornou inclusive referência como um dos principais países produtores de transgênicos, junto com Estados Unidos, que obtém mais de 50% destas lavouras do planeta, e Argentina, que também vem demonstrando grandes avanços.

Para termos ainda uma visão geral da importância dos transgênicos no mundo, atualmente já são contabilizados mais de 23 países que utilizam esta tecnologia para promover as sementes, que ocupam mais de 170 milhões de hectares.

Além da melhora da qualidade dos produtos, há um sensível aumento da produção das lavouras deste segmento e excelentes expectativas de lucratividade para o futuro. Um grande exemplo deste crescimento é a soja brasileira, que em sua modalidade transgênica já ultrapassou mais da metade da produção.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (31) 3891-0817
Rua Padre Anchieta, 66. Sétimo Andar. Ramos. Viçosa-MG. 36570-000