A Técnica CRISPR no melhoramento de plantas

A tecnologia molecular CRISPR, do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats ou ainda, em português, Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas, é uma região do conjunto genômico das bactérias identificada pela presença de sequências curtas e repetidas, sendo que estas atuam no mecanismo de defesa das mesmas, onde pedaços de DNA de vírus invasores são inseridos entre as repetições, funcionando como uma espécie de “memória de infecção”. Quando o vetor infecta novamente, as bactérias produzem enzimas, sendo a Cas9 mais conhecida, que trabalham como tesouras moleculares que carreiam a lembrança do vírus. Portanto, se o novo agente invasor apresenta sequências iguais às das “memórias”, o material genético será consequentemente fragmentado pela enzima.

STF julga ação que contesta CTNBio na legalização de transgênicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou julgamento de ação que há mais de 18 anos debate a constitucionalidade da Lei de Biossegurança. A ação contesta a exclusividade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para dispensar estudos de impacto ambiental e liberar a comercialização de organismos geneticamente modificados (transgênicos).

Processos sustentáveis da indústria 4.0 aplicados à biologia molecular

As mudanças tecnológicas vêm ganhando grande importância no que diz respeito a soluções para problemas de sustentabilidade na indústria agrícola. A ideia dos novos métodos de “Agricultura 4.0” alia abordagens como a agricultura de precisão, agricultura inteligente, agricultura vertical, bioeconomia, entre outras, associadas à bioinformática e sustentadas em tecnologias modernas e inovadoras como a robótica, inteligência artificial, edição gênica, matérias-primas sintéticas e nanotecnologia, incentivam a aplicação da biologia molecular em processos sustentáveis dentro da indústria 4.0.

Nova resolução sobre rotulagem nutricional: Saiba quais são as novas regras

Entraram em vigor no dia 9 de outubro de 2022 novas normas e regras com relação à padronização de rotulagem nutricional em produtos alimentícios, regulamentadas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 de 08 de outubro de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As alterações vão proporcionar aos consumidores uma melhor identificação de produtos mais saudáveis, de um modo mais fácil e com clareza.

Era Genômica: Marcadores Moleculares na especificação de culturas

O papel do melhoramento genético convencional nas últimas décadas tem sido de grande importância para o aumento da produtividade e qualidade dos cultivos, visando atender a crescente demanda mundial por alimentos. Esse processo tem se baseado em genética mendeliana, associada à genética quantitativa e ao desenvolvimento de métodos estatísticos. No entanto, o melhoramento genético convencional é um processo moroso e os ganhos são cada vez mais difíceis de serem alcançados devido à natureza poligênica das características de importância agronômica e à interação do genótipo com o ambiente, constituindo grandes desafios para os melhoristas de plantas.

China desenvolve biossensor CRISPR-Cas12 inédito na detecção de milho transgênico MON810

A ciência está sempre avançando, e uma das áreas mais fascinantes é a genética. Na China, cientistas estão na vanguarda desse campo, utilizando tecnologias como o sistema CRISPR-Cas12 para revolucionar a detecção de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura. Um exemplo notável desse progresso foi a recente publicação sobre o desenvolvimento de um biossensor capaz de detectar o MON810, uma variedade de milho geneticamente modificado resistente a insetos.