China desenvolve biossensor CRISPR-Cas12 inédito na detecção de milho transgênico MON810

A ciência está sempre avançando, e uma das áreas mais fascinantes é a genética. Na China, cientistas estão na vanguarda desse campo, utilizando tecnologias como o sistema CRISPR-Cas12 para revolucionar a detecção de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura. Um exemplo notável desse progresso foi a recente publicação sobre o desenvolvimento de um biossensor capaz de detectar o MON810, uma variedade de milho geneticamente modificado resistente a insetos.

Rotulagem de alimentos transgênicos: Saiba o que diz à legislação

Novas normas e regras sobre padronização de rotulagem nutricional em produtos alimentícios entraram em vigor em 9 de outubro de 2022. Tais diretrizes foram estipuladas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As mudanças têm como intuito facilitar a identificação de produtos mais saudáveis pelos consumidores, de forma clara e objetiva.

Era Genômica: Marcadores Moleculares na especificação de culturas

O papel do melhoramento genético convencional nas últimas décadas tem sido de grande importância para o aumento da produtividade e qualidade dos cultivos, visando atender a crescente demanda mundial por alimentos. Esse processo tem se baseado em genética mendeliana, associada à genética quantitativa e ao desenvolvimento de métodos estatísticos. No entanto, o melhoramento genético convencional é um processo moroso e os ganhos são cada vez mais difíceis de serem alcançados devido à natureza poligênica das características de importância agronômica e à interação do genótipo com o ambiente, constituindo grandes desafios para os melhoristas de plantas.

Lei de proteção a cultivares

A agricultura desempenha um papel crucial na economia de qualquer país, e o desenvolvimento de novas cultivares é uma parte integral desse setor. Para agricultores e profissionais envolvidos na indústria de sementes, é essencial entender a genética das linhagens de cultivares, bem como a Lei de Proteção de Cultivares. Neste artigo, faremos uma análise desses conceitos, ajudando nossos leitores a aprimorar seus conhecimentos acerca dos aspectos fundamentais da agricultura.

Leite A2: Uma nova tendência no mercado de laticínios

O leite A2 é uma nova tendência que vem gerando o interesse de pesquisadores, produtores e consumidores do setor de laticínios. No mercado Brasileiro já é uma realidade, podendo ser encontrado em diversos pontos de venda em todo o país. Para o consumidor, o produto é uma opção mais fácil de digerir, enquanto para produtores e indústrias, representa uma chance de agregar valor à matéria-prima e se destacar no mercado.

STF julga ação que contesta CTNBio na legalização de transgênicos

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou julgamento de ação que há mais de 18 anos debate a constitucionalidade da Lei de Biossegurança. A ação contesta a exclusividade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para dispensar estudos de impacto ambiental e liberar a comercialização de organismos geneticamente modificados (transgênicos).

A Técnica CRISPR no melhoramento de plantas

A tecnologia molecular CRISPR, do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats ou ainda, em português, Conjunto de Repetições Palindrômicas Curtas Regularmente Espaçadas, é uma região do conjunto genômico das bactérias identificada pela presença de sequências curtas e repetidas, sendo que estas atuam no mecanismo de defesa das mesmas, onde pedaços de DNA de vírus invasores são inseridos entre as repetições, funcionando como uma espécie de “memória de infecção”. Quando o vetor infecta novamente, as bactérias produzem enzimas, sendo a Cas9 mais conhecida, que trabalham como tesouras moleculares que carreiam a lembrança do vírus. Portanto, se o novo agente invasor apresenta sequências iguais às das “memórias”, o material genético será consequentemente fragmentado pela enzima.

Doença da vaca louca: Conheça e saiba como prevenir

As Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EET) são doenças neurodegenerativas que afetam diretamente a estrutura do sistema nervoso central. São causadas pelo acúmulo de proteínas infecciosas, originadas a partir de alterações em proteínas sadias do hospedeiro. As EET ocorrem em diversas espécies, sendo inalteravelmente fatal após a permanência do estado clínico. Atualmente não há tratamento específico e é de difícil diagnóstico, constantemente só sendo possível identificar quando os sinais degenerativos finais começam a se manifestar com maior destaque.

Processos sustentáveis da indústria 4.0 aplicados à biologia molecular

As mudanças tecnológicas vêm ganhando grande importância no que diz respeito a soluções para problemas de sustentabilidade na indústria agrícola. A ideia dos novos métodos de “Agricultura 4.0” alia abordagens como a agricultura de precisão, agricultura inteligente, agricultura vertical, bioeconomia, entre outras, associadas à bioinformática e sustentadas em tecnologias modernas e inovadoras como a robótica, inteligência artificial, edição gênica, matérias-primas sintéticas e nanotecnologia, incentivam a aplicação da biologia molecular em processos sustentáveis dentro da indústria 4.0.

Nova resolução sobre rotulagem nutricional: Saiba quais são as novas regras

Entraram em vigor no dia 9 de outubro de 2022 novas normas e regras com relação à padronização de rotulagem nutricional em produtos alimentícios, regulamentadas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 de 08 de outubro de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As alterações vão proporcionar aos consumidores uma melhor identificação de produtos mais saudáveis, de um modo mais fácil e com clareza.

A história do melhoramento de plantas: Um olhar para o futuro

O melhoramento genético de plantas é um campo fascinante que tem suas raízes na história da humanidade. Ao longo das eras, os seres humanos têm manipulado consciente ou inconscientemente as espécies de plantas para atender às suas necessidades e preferências. Seja para alimentação, medicina, decoração ou simplesmente por curiosidade, a busca pelo aperfeiçoamento das plantas tem sido uma constante em nossa jornada evolutiva.