O que são “Alimentos Halal”?

Escrito por Flávia Freitas


Aproximadamente 2,1 trilhões de dólares, este é o valor estimado que o mercado de produtos Halal movimenta mundialmente.

Atualmente, ter um certificado Halal significa ampliar seu mercado consumidor para mais de 3 milhões de pessoas, só na América Latina. O certificado Halal é uma exigência dos muçulmanos para consumo de determinados produtos. Estima-se que cerca de 1,9 bilhões de pessoas, que vivem em 112 países, são muçulmanos e este número cresce ainda mais se levar em conta o número de não muçulmanos que resolveram aderir ao consumo de produtos com este certificado.

Para que um alimento receba a certificação de “Alimento Halal” ele deve obedecer algumas normas, tais como: não apresentar vestígios de animais considerados impuros, ilícitos, como suínos e cães, não apresentar vestígios de sangue, e nem de álcool ou qualquer outro tipo de droga, dentre outras. É importante lembrar que no consumo de animais, não basta apenas estar usando uma espécie lícita, o método de abate e o abatedor devem seguir as leis islâmicas.
A certificação do “Alimento Halal” vai além do abate, ele inclui todas as outras etapas subsequentes levando sempre em consideração tanto as normas religiosas como as de qualidade. Após o abate os “Alimentos Halal”, assim como os recipientes de armazenagem e transporte devem ser carimbados, etiquetados ou selados, visando um melhor controle da garantia Halal. Além disso, existem laboratórios especializados na detecção de proteínas, DNA, ou outros materiais ilícitos que ajudam a garantir a qualidade Halal dos alimentos. Nestes casos, o exame de PCR é fundamental para atestar esta qualidade exigida.
O segmento Halal vai muito além de alimentos, ele envolve o segmento farmacêutico, cosmético, vestuário, financeiro dentre outros. Os produtos e serviços Halal já não estão só restritos aos islâmicos, estão muito difundidos por se tratarem de produtos de qualidade superior e que também estão envolvidos com a preservação da natureza.

Fonte: http://www.alimentoshalal.com.br/pt-br/ http://www.cdialhalal.com.br/index.php?page=Conteudo&id=1

 


Artigos Relacionados